Vazamento de dados expõe 16 bilhões de senhas da Apple, Google e Facebook

Vazamento de dados expõe 16 bilhões de senhas da Apple, Google e Facebook



Vazamento de dados expõe 16 bilhões de senhas da Apple, Google e Facebook.


Pesquisadores afirmam que esta é a maior violação de dados já registrada.

Um vazamento massivo de dados expôs 16 bilhões de dados, informaram pesquisadores da Cybernews, veículo independente sobre notícias de segurança cibernética. Segundo eles, esta é a maior violação de dados de logins (credenciais para entrar em contas de sites) já registrada.

A publicação chama a atenção para os seguintes fatos:


os dados são recentes, não apenas reciclados de vazamentos antigos;
os registros estão espalhados por 30 bancos de dados diferentes, cada um contendo de dezenas de milhões a mais de 3,5 bilhões de registros, e alguns deles podem estar sobrepostos (repetidos): por isso, é impossível saber exatamente quantas pessoas ou contas foram afetadas;
os dados, provavelmente, não são de um vazamento único: vêm de diferentes "ladrões" (programas maliciosos que roubam informações).
Não se sabe se o vazamento atingiu usuários brasileiros. Mas o maior banco de dados, com mais de 3,65 bilhões de registros, está relacionado "possivelmente" à população que fala português, informou a Cybernews. Outro, com mais de 455 milhões de registros, fazia referência à Rússia.

"O que mais preocupa é a estrutura e a atualidade desses conjuntos de dados – não são apenas vazamentos antigos sendo reciclados, são dados frescos e potencialmente exploráveis em larga escala", disseram os pesquisadores da Cybernews.
Embora os dados tenham ficado visíveis online apenas brevemente, os especialistas acreditam que houve tempo suficiente para que criminosos tivessem acesso a eles. Com os dados em mãos, eles podem vender senhas na dark web, além de usá-las para roubo de identidade, fraude e até extorsão.

Segundo a publicação, nenhum desses vazamentos tinha sido relatado anteriormente, exceto um: no fim de maio, a revista Wired, também especializada em tecnologia, noticiou que um pesquisador de segurança encontrou um “banco de dados misterioso” com 184 milhões de registros.

A Cybernews diz que esses dados expostos "podem permitir acesso a praticamente qualquer serviço online: Apple, Facebook, Google, GitHub, Telegram e até serviços governamentais".

"Isso não é apenas um vazamento — é um plano para exploração em massa", alertaram os pesquisadores.

Com o vazamento, o Google incentivou usuários a alterarem suas senhas. E o FBI enviou um alerta contra cliques em links de SMS suspeitos.

Algumas recomendações de especialistas em segurança cibernética são:


  • A atualização de senhas antigas,
  • o uso de um gerenciador de senhas,
  • o uso de autenticação multifator (que inclui várias etapas no login),
  • evitar a reutilização de senhas,
  • permanecer vigilante em relação a sinais de comprometimento.


Inscrever-se WhatsApp!


Grupo Telegram!


O que você gostaria de ler? Sua sugestão ou dúvida será compartilhada com nosso time editorial e poderá virar um novo artigo no site...


{contactForm}

Redação

📢 Notícias e Denúncias 🚨 São Paulo e Região 🤐 Morador Fala (Sigilo) 📍 Publicidades Conectando Vidas 🔔 Siga para atualizações diárias! facebook instagram

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Carregando...